Avançar para o conteúdo principal

Incêndio em Pedrogão Grande, tragédia e mortes 2017

O incêndio de Pedrogão Grande teve inicio a 17 de Junho de 2017, alastrando-se a Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Alvaiázere.


VITIMAS E PREJUÍZOS
No total morreram 66 pessoas e totalizaram 254 feridos, entre cidadãos, bombeiros e um militar da GNR.



PREJUÍZOS
Mais de 500 casas foram totalmente ou parcialmente destruídas pelo fogo, deixando um rasto de destruição a rondar os 500 milhões de euros. Muitos civis viram perder os seus pertences de uma vida de trabalho. Várias empresas destruídas ficando na falência deixando enumeras pessoas sem trabalho.



CAUSAS
Um dia de muito calor em portugal Continental, com trovoadas secas e muito vento foram o rastilho do inicio de uma das maiores tragédias de incêndios florestais em Portugal.


FALHAS
As comunicações do sistemas de comunicações SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) falhou durante várias horas, bombeiros viram-se impedidos de comunicar via rádio para terem como ultima alternativa a via telemóvel.



PREVENÇÃO
Matas com muito lixo, falta de ordenamento territorial, estradas com floresta junto ás estradas foram o culminar de muitas mortes junto á estrada.




Comentários